Criação de Sites DF, Criação de Sites em Brasilia DF, Web Designer Brasília DF, Sites a partir de R$ 24,99, Desenvolvimento de Sites, Criação de Site, Criar Site Brasília DF, Desenvolvimento de Site Brasília DF, Web Developer Desenvolvedor em Brasília DF. Siga Online Tecnologia
Velocidade e tempo de carregamento de um site atualmente é primordial, além de ser um fator de classificação de SEO para aparecer bem posicionado, e entre as primeiras posições da busca orgânica. Os usuários não tem mais paciência de esperar nem 3 segundos para uma página ser carregada, ainda mais quando o visitante está visualizando seu site através de um dispositivo móvel.
Hoje em dia mais de 50% do tráfego on-line são provenientes de Smartphones e esperam que o site seja carregado instantaneamente. E para verificar essa velocidade existem ferramentas para testes de velocidade como o Google PageSpeed Insights, WebPagetest, GTMetrix e o KeyCDN que lhe dão uma visão sobre a forma como o site carrega e fornece recomendações práticas sobre como otimizá-lo tanto para desktop e mobile.
Aumentar Velocidade do Site em WordPress
Para quem utiliza a plataforma WordPress facilita e muito o processo de otimização de velocidade para acelerar seu WordPress, pois existem plugins de performance que basta instalar e configurar que deixa seu site mais rápido. No arquivo .htaccess basta copiar e colar alguns códigos para aproveitar cache, otimização e compressão de imagens ou então compactar JavaScript e CSS automaticamente.
1. Otimizando Imagens automaticamente
A ferramenta PageSpeed Insights sugere que otimizemos nossas imagens para carregar mais rápido, reduzindo o tamanho do arquivo. Formatar e compactar corretamente as imagens pode economizar muitos bytes de dados.
Veja a solução para otimizar as imagens no WordPress:
O plugin EWWW Image Optimizer reduz o tamanho da imagens automaticamente. Ele otimiza as imagens que você já enviou, além de converter para o formato de arquivo que irá produzir o menor tamanho de imagem, e aplicará a compressão para conseguir poupar o tamanho das imagens, sem perda de qualidade.
Veja a solução para otimizar as imagens manualmente:
Você poderá comprimir todas as imagens usando ferramentas como o Compressor.io e TinyPNG. São ferramentas gratuitas e podem reduzir as imagens por mais de 80%, sem diminuir a qualidade.
Reduzir o tamanho das imagens para as dimensões mínimas sem diminuir a qualidade. Você nunca deve ter uma imagem com largura e altura mais do que a imagem irá aparecer no site. Por exemplo: Se sua imagem no site é 150x150px, esse deverá ser exatamente o tamanho da imagem, sem redução no CSS ou HTML através de tags.
Melhorar o SEO do seu site é a coisa mais importante que você pode fazer para promover seu negócio online. Investir algum tempo nas técnicas de SEO irá impulsionar a sua empresa para o topo das páginas do Google e lhe render um fluxo constante de tráfego orgânico e grátis – algo muito valioso, especialmente se você já dedicou algum tempo para criar seu próprio site. 1. Personalize os Títulos das Suas Páginas 2. Crie Uma Logomarca Própria 3. Títulos Personalizados no Google para Suas Páginas 4. Oculte as Páginas Desnecessárias 5. Coloque Nomes em Suas Imagens 6. Escreva Conteúdo Inteligente e Original 7. Use Palavras-chave Específicas para cada Página 8. Cadastre-se nos Diretórios Locais 9. Socialize Seu SEO 10. Monitore Seu Progresso com a Ferramenta de SEO
Até pouco tempo, acessar um website e se deparar com o desagradável aviso de ‘página em construção’ era uma rotina comum na vida dos internautas. Isso era um reflexo da própria cultura digital da época: pouquíssimas empresas e pessoas conheciam a importância da presença de uma marca no ambiente web.
Atualmente, esse cenário já é bem diferente: as organizações e empreendedores que querem criar oportunidades de relacionamento e vendas sabem que precisam contar com um website bem estruturado para receber seus visitantes de forma adequada. Portanto, saiba agora o que fazer para estruturar melhor seu website.
PLANEJE COM CUIDADO
O primeiro passo para começar o desenvolvimento de um site com o pé direito é a definição de seu objetivo e funcionalidades. O seu site pode ser uma loja virtual, ter conteúdo institucional ou simplesmente ser uma ferramenta para se relacionar com clientes, por exemplo.
Uma ação que pode ajudar nesse momento é dar aquela olhadinha no site de empresas concorrentes no Brasil e no mundo: com isso, você poderá fazer um levantamento das melhores práticas utilizadas no mercado e decidir quais funcionalidades se aplicam ao seu negócio.
CONSTRUA UM MAPA
Com todas essas informações definidas, ficará bem mais fácil criar o mapa do site, que nada mais é um documento (que será posteriormente enviado ao desenvolvedor), contendo toda a estrutura do site com suas páginas, subpáginas, módulos e aplicações.
Com o mapa em mãos, você poderá analisar se a hierarquia entre as páginas está adequada para a navegação dos visitantes. Já o webdesigner poderá compor o wireframe – que é um guia/rascunho do seu site para mostrar como será o funcionamento das páginas, – um modelo que mostra as páginas e suas interações, utilizando recursos gráficos semelhantes ao do layout que será desenvolvido posteriormente.
PENSE NO LAYOUT
O layout é um importante aspecto da estrutura do site. Geralmente criado por um webdesigner, ele deve levar em conta a marca e a identidade visual da empresa, a navegabilidade por páginas e links, o equilíbrio entre cores e fontes, os espaços pré-definidos para uso de texto, imagem e vídeo, entre outros aspectos.
Atualmente, um dos layouts mais populares no mercado é o ‘one page’. Embora possa conter várias páginas internas, esse formato é capaz de exibir todo o conteúdo do site para o visitante logo no início, por meio do uso da barra de rolagem.
AVALIE SOLUÇÕES PRÁTICAS
Hoje em dia, muitas plataformas e empresas na web oferecem wireframes praticamente prontos para serem publicados, exigindo apenas a customização das páginas com o conteúdo e a identidade visual do cliente. Mas lembre-se que, embora úteis, essas ferramentas podem tornar os websites muito parecidos, exigindo uma análise mais aprofundada sobre sua viabilidade para o negócio.
ADOTE O SEO
Outro importante aspecto da estrutura de um site é a forma como suas páginas são criadas e organizadas. Ao criar títulos, URLs e tags, sua empresa precisa adotar as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO), pois elas ajudam os mecanismos de busca como o Google a encontrar as páginas do site, aumentando o tráfego de visitantes.
Não se esqueça de que, mesmo com um site bem estruturado, é fundamental sempre acompanhar suas estatísticas de acesso, como número de visitantes, páginas mais e menos visitadas, tempo de permanência, origem dos visitantes, links mais clicados, entre outros.
Agora que você já sabe as palavras que vai trabalhar, então comece a desenvolver o conteúdo de seu site ou blog.
Para cada palavra-chave escolhida, crie um artigo separado. É importante que cada artigo refira-se a um tema/palavra-chave.
Insira a palavra-chave escolhida ao longo de seu artigo, de forma natural, sem se preocupar muito com a densidade. Nesta fase, você não deve se preocupar tanto com a quantidade de vezes que a palavra-chave deve aparecer. Concentre-se mais em preparar um bom artigo que leve informação de qualidade ao leitor.
Conteúdos de qualidade são raros na Internet. Portanto, aí está uma grande oportunidade para se diferenciar da concorrência. Conteúdos bem feitos, com no mínimo 600 palavras, fotos, vídeos ou qualquer outro gráfico ou widget que levem ao leitor informações de qualidade serão a base para todas as outras técnicas de SEO empregadas.
Não copie conteúdo de outros sites. Conteúdo duplicado na Internet é passível de punição pelos mecanismos de busca. Crie algo exclusivo e original.
A primeira coisa a fazer em SEO é o estudo de palavras-chave. Afinal, para quais termos de pesquisa você deseja ter seu site bem posicionado nas páginas de busca?
O segredo está em encontrar palavras-chave com muita demanda e ao mesmo tempo com baixa concorrência. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave na qual você pode fazer a análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa relacionados ao tema de seu site.
Você verá que existem opções de palavras-chave que são razoavelmente procuradas e possuem pouquíssima concorrência. A essas é que você deve dar prioridade em seu trabalho de SEO.
É claro que você não deve deixar de lado as palavras com grande tráfego e alta concorrência. Essas você também deve trabalhar. Porém, no início, dê prioridade às palavras com baixa concorrência e que tenham procura razoável, pois trarão resultados mais rápidos e com menor esforço.
Com relação à 1ª dica – consiga links – não faça nenhuma alteração muito rápida, senão o Google poderá estranhar e achar que você esta utilizando as técnicas de Black Hat. Ganhe links com calma e vá siga as demais dicas também com calma. Não se apresse: os resultados virão.
Apesar de ainda não se saber o real efeito dos “Curtirs”, “Retweets”, Botão +1, sabe-se que o Google vem trabalhando cada vez mais para considerar estes dados no posicionamento dos sites. Sendo assim, compartilhe o seu conteúdo e deixe que as pessoas curtam, “retweetem”, cliquem no botão +1, etc.
Utilize imagens na sua página. Isso, além de facilitar a leitura do visitante, ajuda no posicionamento do site. No caso da doceria, poderíamos colocar uma imagem com o nome do arquivo, bolo-prestigio-diet.jpg, e usar também os atributos Alt e Title para inserir a palavra-chave Bolo prestígio diet. Isso, além de ajudar seu site a ficar na primeira página do Google, também facilita o posicionamento na pesquisa de imagens do Google.
Referencie a página do bolo prestígio diet em outras páginas do seu próprio site, sempre usando o link com o texto âncora Bolo prestígio diet. Isso ajuda o Google a saber que aquela página fala sobre bolo prestígio diet e irá ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.
Utilize uma Meta Description persuasiva, já que ela terá um papel importante na decisão de um visitante escolher ou não entrar no seu site. A Meta Description é exibida logo abaixo do título do site, nos resultados de busca. Recomendamos também a inserção da palavra-chave no seu conteúdo, pois assim o Google irá “negritar” a palavra, dando maior ênfase ao seu site. No exemplo da doceria, uma boa meta description para ajudar o site a aparecer na primeira página do Google e ser clicado, seria:
Conheça nosso bolo prestígio diet! Ele é uma delícia, não engorda e nem parece Diet. Venha conhecer nossa loja e experimentar!
Obs.: A meta description não pode ter mais do que 160 caracteres, incluindo os espaços. Se a página for de um artigo de blog, considere apenas 140 caracteres. Pois, como no exemplo abaixo, o Google irá inserir a data do artigo no ínicio da descrição.
As páginas de sites (HTML) possuem uma codificação chamada de Headers ou Hs, como são chamados. O H1 deve representar o título da página e o H2 os subtítulos. Existe também o H3, o H4 e o H5, porém estes não têm peso na decisão do Google em deixar seu site aparecer na primeira página ou não.
Coloque a palavra-chave desejada no H1 e se possível também nos H2s.
A URL da página que será otimizada – e, de preferência, todas as páginas do site – deverá ser amigável, ou seja, legível para um humano. Uma URL www.doceriadavovo.com.br/produto?=1334 não é amigável. Já a URL www.doceriadavovo.com.br/bolo-prestigio-diet é amigável.
A dica é: utilize a palavra-chave na URL, como no exemplo acima. E, quanto mais próxima a palavra estiver do início, maior a probabilidade de posicionamento do seu site na primeira página do Google.
O nome do domínio – por exemplo, www.doceriadavovo.com.br – ainda é um fator muito relevante para o Google ao posicionar um site na primeira página. Então, se existe um domínio disponível (consulte em www.registro.br) para a palavra-chave que você deseja trabalhar e se vale a pena mudar o domínio principal da sua empresa para este novo, compre e mude! Isso irá ajudar seu site a ficar na primeira página do Google.
Obs.: No caso da compra de um novo domínio, o ideal é que este represente a atividade da empresa e também utilize a palavra-chave; por exemplo, a Real Imobiliária utiliza como seu domínio principal o www.imoveisavenda.com.br – ela vende imóveis. Para o exemplo da doceria, não valeria a pena comprar o domínio www.boloprestigiodiet.com.br, pois este é apenas 1 dos produtos vendidos pela loja.
É essencial que a palavra-chave esteja no título da página. O título da página (tag <title>) é o mesmo título que é exibido nos resultados de busca, geralmente em azul. Se for possível, coloque a palavra-chave logo no início do texto. As chances de seu site aparecer na primeira página do Google aumentam ainda mais. No caso da doceria, uma sugestão de título seria Bolo Prestígio Diet | Doceria da Vovó.
Obs.: O título não pode ter mais do que 65 caracteres, incluindo os espaços.
O principal fator de posicionamento do Google é a quantidade e a qualidade de links de outros sites que apontam para o seu. Então, se você quer o seu site na primeira página do Google, consiga links. Porém, não é qualquer link que serve. É necessário que os sites que forneçam links para o seu sejam de assuntos relacionados ao seu site; no nosso caso, blogs que falem de culinária, doces, chocolates, diabéticos, etc.
Outra questão importante é o texto âncora do link. O ideal é que a palavra-chave esteja no texto âncora e será melhor ainda se estiver de forma exata, como, por exemplo, bolo prestígio diet.
Mas você deve estar se perguntando: como posso conseguir estes links? A resposta é: produza algum conteúdo relevante nesta página, por exemplo, coloque a receita do bolo prestígio diet. Assim, outros sites ou blogs poderão linkar o seu site, visando expor a receita aos leitores deles e você poderá ganhar mais links. O processo de aquisição de links é chamado de Link Building. O Link Building é um conjunto de técnicas que visam à obtenção de links, porém pela complexidade do assunto, não iremos descrevê-lo neste artigo.
Texto visível e clicável numa hiperligação. As palavras constantes no anchor text são relevantes para os motores de busca, ou seja, são consideradas um fator de ranking. Um dos exemplos mais comuns de uso despiciendo deste fator de ranking é colocar um link nas palavras "Clique aqui" ou "Veja mais", pois desperdiça-se uma oportunidade soberana de indicar ao motor de busca em que consiste aquele link.
Por exemplo, em vez de "Clique aqui" poderia ter-se escrito "Ver mais camisolas" ou "Ver mais câmaras de vídeo".
No exemplo de baixo o anchor text é o próprio título. Se repararmos na SERP do Google (página de resultados do motor de busca), o link para a landing page está no título do snippet (snippet é o fragmento de informação com o resultado da pesquisa em que aparece um título, uma descrição e a URL).
Não é difícil admitir que o Google não teria o sucesso que tem hoje se todos os resultados tivessem o link numa expressão do género "Clique aqui".
Você já teve a experiência de ter seu blogger e ao verificar botão de ganhos seu blogger ainda não esta ativo e aceito para visualização de anúncios do google adsense eis aqui que vamos apresentar possíveis fatores que que você deve levar em conta antes de ter seu blog capacitado para isso. Adsense é um programa sério e por isso você deve seguir por padrão algumas regras básicas para que você possa começar a exibir anúncios em seu blogger
Idade Google
restringe a idade pelo menos pessoas com 18 anos podem se candidatar ao adsense
Tempo de vida do seu blogger é muito recente
Isso mesmo você acabou de criar um blogger e já quer sair pela web espalhando conteúdo bem como mostrar visualizações isso é muito bom mas ainda é muito cedo para fazer isso. google também leva em consideração alguns fatores que possam fazer a diferença para a rede de anunciantes não comprometendo seu cliente então eu sugiro que pelo menos você tenha um blogger de no minimo 4 a 6 meses antes de se candidatar para o mesmo caso contrário sua conta vai ser rejeitada mesmo tentando escrever para o google/adsense
Visualizações no Blogger
É outro fator que tem um peso grande na hora de aprovação da conta levando em consideração tempo de vida do blogger x visitantes por padrão google botão para ativar ganhos no blogger fica ativo apartir de 1000 visualizações ou seja são 1000 vezes que um visitante visita uma determinada página ou o blogger como um todo, muitos pecam nisso quando o botão fica ativo já fazem a inscrição do blogger isso é errado temos de ter tráfego e tráfego em abundancia.
Conteúdo de qualidade
Adsense também tem critérios de conteúdo ou seja não se pode infringir leis do google como conteúdo racial ofensa nudez entre outros, o conteúdo precisa ser claro transparente e ter qualidade de nada adianta você ter 200 post no seu blogger se não tem qualidade seu blogger vai morrer e adsense nesse aspecto, é criterioso, por isso tenha conteúdo que atrai tráfego conteúdo que vai brilhar os olhos do google pense comigo se você não ter um bom conteúdo google jamais vai disponibilizar uma grande rede de anunciantes para seu blogger, apesar de trabalhar com grandes marcas google tem a responsabilidade de colocar anúncios em sites com uma certa relevância e conteúdo de alta qualidade.
Quantidade de post
Isso mesmo tenha em mente que se qualidade é um fator crucial então quantidade também quanto mais post tiver com qualidade maior vai ser a chance de fazer dinheiro com google adsense e mais rápido vai ser aprovado, não se tem por padrão uma quantidade x de post mas é necessário um conjunto completo quantidade de post, conteúdo de qualidade e visualizações é um conjunto perfeito para dar o pontapé inicial.
Soluções para ter o botão ativo de ganhos no blogger
Tenha conteúdo de qualidade no blogger
Tenha um domínio profissional.com .net ou outro
Inscreva seu blogger para o webmastertools e envie conteúdo indexando mais rápido as postagens iniciais.
Otimize seu blogger a todo tempo para cada vez mais atrair mais visitantes.
Espere pelo menos de 4 a 6 meses para submeter seu blogger.
Tenha em mente que postar conteúdo regular faz bem a saúde de seu blogger
Considerações Finais
Melhor do que fazer dinheiro é poder compartilhar algo útil com o visitante se seu blogger não é útil eu sinto muito mas você não vai sobreviver, então seja útil comece hoje mesmo a mostrar o que sabe ensine as pessoas transmita conhecimento, Nossa equipe mybloggerseo tem o prazer imenso de ter você como nosso visitante, Sempre buscamos fazer o melhor por você muita coisa quente esta por vir aqui no mybloggerseo continue ligado conosco para melhor otimização e aperfeiçoar cada vez mais seu blogger.
Sempre que escrevemos um novo texto, esperamos que ele seja um grande sucesso.
Gastamos muito tempo estudando, pesquisando e desenvolvendo um texto focado nos interesses do nosso público alvo e queremos que ele seja lido pela maior quantidade de pessoas.
Acontece que existe um fator extremamente importante que as pessoas acabam não levando em consideração na hora de desenvolver um novo texto: encontrar a palavra-chave certa.
Encontrar a palavra-chave certa é fundamental tanto para atrair mais visitas orgânicas, quanto atrair visitantes mais qualificados.
Portanto, se você está querendo escrever textos de sucesso, você precisa ler esse texto.
Ao dominar cada um desses tópicos, você conseguirá encontrar as melhores palavras-chave para seu texto.
Agora, um outro fator determinante para o sucesso da sua estratégia digital é a captação de leads.
Não adianta nada ter textos atraindo milhares de visitas, se não existe uma boa estratégia de captação.
Veja também esse material sobre como transformar seu site numa máquina de geração de leads:
O que é palavra-chave
Vamos começar com o básico, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é de fato palavra-chave.
Caso você já saiba, pode avançar para o próximo tópico, clicando aqui.
O que é palavra-chave:
Quando falamos de um texto, a keyword (palavra-chave em inglês) é a principal palavra ou termo que descreve o assunto ou o tema de um texto.
A definição de palavra-chave, portanto, é o termo que caracteriza o seu texto, aquele termo que as pessoas devem buscar num site de pesquisa para encontrar seu texto.
Alguns exemplos de palavra-chave são bem simples, como no caso desse texto, a palavra-chave é “palavra-chave”.
Por exemplo, veja os títulos de textos abaixo e tente identificar a palavra-chave de cada um:
Em todos os exemplos acima a palavra-chave do texto foi o termo antes dos dois pontos.
Então, foram respectivamente: Marketing educacional, Técnicas de SEO, Como fazer um blog do zero e Mobile Marketing.
Com isso já respondemos à pergunta abaixo:
A palavra-chave deve ser apenas uma palavra?
Não, a palavra-chave não é necessariamente uma palavra. Pode ser um termo, uma sentença.
Mas deve ser algo que caracterize o texto de uma forma bem clara.
Na verdade seu texto pode ter até mais de uma palavra-chave e deve ter palavras relacionadas à palavra-chave. Você entenderá melhor no decorrer do texto.
Uma boa dica é pensar como se fosse escrever uma hashtag para marcar o texto, por exemplo: #MarketingEducacional ou #TécnicasDeSEO.
Você verá nesse texto como as palavras-chave influenciam no SEO (otimização para ferramentas de busca) e você pode ver as melhores técnicas para seu texto, clicando aqui.
Será que essas palavras são mesmo tão importantes? Vamos ver o motivo…
Por que as palavras-chave são importantes?
Um planejamento de palavras-chave faz toda a diferença em uma estratégia de marketing conteúdo.
Claro que existem vários fatores que podem definir o sucesso, como principalmente o próprio conteúdo dos textos.
Mas um planejamento de palavras-chave bem elaborado com certeza é o primeiro fator de sucesso.
Isso acontece porque são as palavras-chave que direcionam a estratégia.
São elas que vão definir se o público que você atrairá com seus textos será qualificado ou não, pois são elas que as pessoas vão buscar no Google.
Portanto, se o número de visitas do seu site não está crescendo, reveja seu planejamento de palavras-chave.
Se as visitas que você está atraindo pro seu site não tem nada a ver com sua persona, reveja seu planejamento de palavras-chave.
Qual o retorno de um bom planejamento de palavras-chave?
O retorno que você terá ao realizar um bom planejamento de palavras-chave são visitas para seu site.
Mais visitas e visitas mais qualificadas.
Isso é extremamente importante, pois todo o retorno do marketing digital começa com as visitas no site.
Qual a importância de encontrar a palavra-chave certa?
Quando falamos de um texto específico, a palavra-chave é o primeiro fator de sucesso ou fracasso.
É a palavra-chave que você irá posicionar no Google e nas outras ferramentas de busca.
Se ela não for buscada pelos seus futuros clientes, seu texto será um fracasso.
Se ela for buscada por uma grande quantidade de pessoas incluindo seus futuros clientes, é bem provável que seu texto tenha bons resultados.
Claro que dependem de vários fatores.
Mas encontrar a palavra-chave certa já é um grande passo.
O que são palavras negativas?
As palavras negativas são aquelas palavras pelas quais você não quer ser encontrado.
São termos que normalmente confundem seu visitante sobre o que sua empresa faz.
As palavras negativas são extremamente importantes dentro de uma estratégia de links patrocinados.
Quando você não quer que seu anúncio apareça para determinada palavra-chave, você deve incluir essa palavra dentro das palavras negativas.
Dentro do marketing de conteúdo, também é importante definir por quais palavras você não quer ser encontrado.
Você pode até pensar: “mas eu quero ser encontrado de qualquer jeito…”
Existem empresas que realmente qualquer tipo de visita é boa, mas em muitos mercados, a qualificação de visitas baseadas nas personas é fundamental.
Por exemplo, no mercado educacional, uma universidade que não possui ensino à distância, pode não querer que as pessoas à encontrem por palavras-chave relacionadas a ensino à distância.
A importância para o SEO
Escolher a palavra-chave certa para seu texto já é um bom passo para melhorar as visitas orgânicas do seu site.
Visitas orgânicas são aquelas vindas de um site de pesquisa, como o Google, por exemplo.
Quando uma pessoa pesquisa por determinada palavra-chave no Google e ela chega ao seu site de forma totalmente gratuita, você tem uma visita orgânica.
As visitas orgânicas são a maior fonte de tráfego para a maioria dos sites.
Mas apenas escolher a palavra-chave correta não fará seu texto conseguir ter um bom SEO.
Existem algumas boas práticas que você deve inserir no seu texto, vou mostrar as mais importantes técnicas de SEO com relação à palavra-chave do seu texto:
Título e Meta Description com palavra-chave
Palavra-chave na url
Tags de título com palavra-chave: h1, h2, h3…
palavras-chave ao longo do conteúdo
SEO de imagens do texto
Título e Meta Description com palavra-chave
É muito importante o título do seu texto possuir a palavra-chave do texto.
Em todos eles a palavra-chave é logo a primeira palavra no título. Isso é de propósito, pois as ferramentas de busca classificam melhor textos possuem a palavra-chave destacada.
As ferramentas de busca também procuram a palavra-chave nesse endereço para melhorar a classificação do seu texto. Para SEO de produtos no E-commerce, o conceito é o mesmo. Mas, é importante lembrar que existem outros fatores para que seu e-commerce seja bem ranqueado.
Porém, o que mais fará a diferença será o próprio conteúdo do texto.
O Google e as outras ferramentas de busca melhoram a classificação de textos que são relevantes para as pessoas. Por isso, escreva um conteúdo de extrema qualidade para sua persona.
Ferramentas para achar a palavra-chave certa
Para encontrar e monitorar a palavra-chave certa pro seu texto, você pode e deve contar com a ajuda de algumas ferramentas sensacionais.
Existem uma grande quantidade de ferramentas, vamos falar das que mais podem te ajudar de forma prática e rápida.
As ferramentas são:
Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)
Ubersuggest
Auto complete e palavras relacionadas do Google
Keyword tool
Google Trends
SEMRush
Vejamos cada uma separadamente…
Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)
O planejador de palavras-chave do Google é a principal ferramenta para te ajudar a escolher a palavra-chave certa pro seu texto.
Essa ferramenta permite que você insira várias palavras que tenham a ver com seu texto e te sugere ideias de palavras-chave para você utilizar.
Mas o que a torna extremamente útil, é que ela traz a quantidade mensal de buscas daquela palavra e onível de concorrência dela.
A quantidade de buscas é importante para você determinar se a palavra-chave é relevante ou não para seus clientes.
Se ninguém procura por uma palavra-chave, seu texto não receberá visitas.
Se muitas pessoas procuram por uma palavra-chave, ótimo, mas veja se ela não é genérica demais.
Uma palavra-chave muito genérica pode trazer visitantes que não são qualificados.
Ao utilizar essa ferramenta você também pode pegar ideias para as palavras-chave relacionadas que você irá inserir no texto. Você verá isso mais para frente.
Veja o vídeo abaixo, do próprio Google, para entender como o Planejador de palavras-chave do Google Adwords funciona:
Clique aqui para ver um vídeo que explica como procurar pela palavra-chave certa na ferramenta.
Ubersuggest
Não, não é o aplicativo que está revoltando os taxistas.
Ubersuggest é uma ferramenta que vai sugerir diversas palavras-chave para seu texto.
Ela utiliza dados das ferramentas de busca como o Google, para encontrar várias palavras relacionadas à palavra que você pesquisou.
Com isso, ajuda muito a encontrar palavras-chave que são bem específicas para um nicho.
Veja o exemplo abaixo para a palavra-chave: Marketing de Conteúdo:
Auto complete e palavras relacionadas do Google
O auto complete e palavras relacionadas é quase como o Ubersuggest feito de forma manual.
Quando inserimos a palavra-chave nas buscas do Google, o auto complete sugere pesquisas que são relacionadas à palavra que estamos buscando.
Veja o exemplo:
Para usar essa técnica é bom lembrar de utilizar uma aba anônima no seu navegador.
A aba anônima limpa o cache do navegador, com isso o Google não utiliza o padrão de buscas que você já possui.
Já as palavras relacionadas do Google são um pouco diferente.
Quando você faz uma pesquisa, normalmente ao final da página o Google sugere outras buscas que você poderia fazer para encontrar o melhor conteúdo.
Isso acontece porque o Google pensa o seguinte:
Se você chegou até o final da página e ainda não achou o que procura, você pode mudar sua busca para segmentar melhor os resultados.
Quando pesquisamos, por exemplo, palavra-chave no Google, veja as palavras relacionadas que ele sugere:
É uma boa dica usar pelo menos uma vez algumas dessas palavras no seu texto.
Keyword tool
A Keyword Tool é semelhante ao Ubersuggest, mas um pouco mais avançado.
Na versão grátis você consegue diversos exemplos de palavras-chave.
Na versão paga, além disso você consegue o volume de buscas, o nível de concorrência e o valor sugerido para anúncios.
A ferramenta permite você procurar em diversos domínios (.com, .com.br, .com.pt, etc.), além disso, você pode pesquisar no Google, Youtube, Bing e App Store.
Veja os resultados ao pesquisar por “palavra-chave”:
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta para você analisar se a palavra-chave que você está procurando pro seu texto está com uma tendência de aumento de buscas ou não.
Ela verifica o histórico de buscas da palavra e mostra um gráfico com histórico e projeção de buscas.
Veja o exemplo da palavra-chave: Inbound Marketing:
SEMRush (paga)
Se você quer ter um nível muito mais avançado de buscas por palavras-chave, eu recomendo o SEMRush.
Com o SEMRush você consegue ter muitas informações valiosas para definir a palavra-chave certa para seu texto.
Com ele você consegue pesquisar por uma palavra específica e saber quais são os sites que estão aparecendo nos resultados das buscas.
Assim, você já consegue identificar quais são seus principais concorrentes para aquela palavra-chave.
Veja o exemplo de quando jogamos a palavra-chave: marketing de conteúdo:
E se você quiser ver ainda um webinar completo realizado pelo especialista Rafael Rez Oliveira, sobre o SEMRush, veja todo o potencial dessa ferramenta:
Como escolher a palavra-chave certa pro seu texto
Vamos mostrar um pouco de como fazemos a pesquisa pela palavra-chave certa para nossos textos.
Quando lá no início, realizamos o planejamento de conteúdos, já temos uma ideia de qual o tema do texto.
Com isso em mente já podemos começar a identificar nas ferramentas qual é a palavra-chave que mais trará retorno para nosso texto.
Ao analisar o resultado, verificamos que a palavra endomarketing é bastante buscada, com uma média de 12.100 buscas por mês e, ainda por cima, sua concorrência é baixa.
Isso já foi um grande indício para ela se tornar a palavra-chave principal do texto. Porém, dentro das ideias de palavras-chave que o Google Adwords nos mostra, separamos mais algumas para analisar:
marketing social
marekting viral
trade marketing
Essas são boas ideias até para inserirmos novos textos dentro do planejamento.
Abra uma planilha e comece a inserir as palavras-chave, com a quantidade de buscas mensais e a concorrência.
O próximo passo é buscar por cada um desses termos no Google e analisar os resultados.
Se eles estiverem com um objetivo parecido com o que você tem para o seu texto, você está no caminho certo, porque as pessoas estão buscando por respostas que estarão no seu texto.
Ao pesquisar pelas palavras, você também conseguirá buscar por mais ideias de palavras-chave, nas buscas relacionadas que o Google mostra, como no exemplo abaixo:
Separamos mais algumas palavras para analisar:
endomarketing exemplos
endomarketing wikipedia
endomarketing nas empresas
monografia endomarketing
endomarketing cases
definição endomarketing
comunicação interna
conceito endomarketing
Você deve pegar essas palavras relacionadas e também jogar no Adwords para inserir na sua planilha, a quantidade de buscas e a concorrência.
Se você ainda não estiver satisfeito com as palavras relacionadas, você pode utilizar as ferramentas que citamos no tópico anterior para encontrar diversas outras.
Mas, e agora, o que fazer com todas essas palavras?
Você irá selecionar as que estão mais relevantes para o seu texto. Para isso você deve analisar o seguinte:
Essa palavra-chave é muito ampla?
Qual o nível de competição dela?
Ela recebe buscas suficientes por mês?
Ela é uma palavra-chave convertedora?
Ela tem a ver com sua persona?
Com essa análise, você irá cortar várias palavras e separar uma palavra-chave principal e outras palavras-chave secundárias.
Caso existam duas ou até mais palavras-chave que são extremamente significantes e com ótima concorrência e quantidade de buscas, você pode definí-las como principal. Veja esse vídeo para entender melhor.
Além da palavra-chave principal, você deverá utilizar ao longo do seu texto cada uma dessas palavras.
O mais importante que você viu aqui, é que nenhuma das palavras que definimos para o texto são com base em achismos ou tiradas da nossa cabeça.
Tudo foi pesquisado e analisado com base nas melhores ferramentas que a internet disponibiliza.
A busca pela palavra-chave perfeita para seu texto é totalmente analítica!
Qualquer pessoa pode desenvolver um texto com a palavra-chave certa
A conclusão que tiramos desse texto é justamente essa: qualquer pessoa pode desenvolver um texto com a palavra-chave certa.
Não existe nenhum mistério.
Bom, com todas as informações que já falamos no texto, você já deve ter uma ideia bem clara de como encontrar a palavra-chave certa para o seu texto.
Agora é botar a mão na massa para conseguir melhorar cada vez mais as palavras-chave dos textos da sua estratégia de marketing de conteúdo.
O importante é que você não deve focar apenas em técnicas e esquecer de trabalhar o mais importante dentro do marketing de conteúdo: o conteúdo.
Se os seus textos forem brilhantes e sua técnica não for muito boa, o Google irá te achar mais relevante do que se for o contrário.
Portanto, invista bastante em desenvolver um conteúdo relevante para sua persona. Esse é o melhor conselho que posso te dar para aumentar vendas.