Esse é o passo inicial que geralmente não é realizado. A pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso do seu conteúdo, é com ela que você irá descobrir quais são as informações mais buscadas pelos usuários.
A ideia é que a pesquisa envolva a elaboração de uma grande lista de palavras-chave para então obtermos alguns dados e fazer a escolha do que fazer com cada termo. Selecionamos algumas ferramentas que podem ajudar você nesse processo.
Planejador de Palavras-Chave
Uma excelente ferramenta para novos insights. Você pode pesquisar por ideias relacionadas a uma palavra-chave, ao seu website ou a uma categoria. Com ela é possível obter ideias no nível de cidades ou regiões de um país. Além disso, para cada ideia de palavra-chave você terá apenas estatísticas que são específicas para a correspondência exata do termo.
Ao digitar algumas palavras-chave a ferramenta consegue fornecer uma grande lista de sugestões. Há um post que pode ajudar você a escolher as
melhores palavras-chave para o seu negócio.
Google Trends
O que está sendo mais buscado: “jaqueta de couro” ou “camiseta de algodão”? Qual termo devo usar: “carro novo” ou “carro 0km”. Para essas e outras dúvidas enquanto ao uso de termos é recomendável usar o Google Trends.
A ferramenta do Google informa os termos mais buscados em um determinado período de tempo decorrido, pode ser uma busca mensal, anual ou desde 2011 até hoje, por exemplo. Ela também destaca regiões por país.
Ela é excelente para colaborar em campanhas de SEO, principalmente quando se quer saber o potencial de uma palavra ou frase com relação às outras. Mas tenha cuidado, o Google Trends serve para obter tendências, ou seja, não indica números brutos ou mesmo faz estimativas de tráfego potencial. O que ela mostra é uma ideia do comportamento do público/produto em análise.